quarta-feira, 7 de março de 2018

Porra, não consegui atinar com um título decente para isto, catano!

Dizem que Deus escreveu direito por linhas tortas, mas eu não sou Deus, nem acredito em deuses. Sou apenas um ser humano cheio de contradições, defeitos e algumas (raras) virtudes. E, muito sinceramente, nunca senti necessidade de recorrer a deuses criados à medida da ignorância dos homens (e das mulheres lol), para justificar ou corrigir os meus erros. Nem nunca aceitei a ideia que às vezes me querem impingir, de que devo a Deus o facto de ter sobrevivido ao cancro. Não acham que se existisse um Deus com capacidade para curar o cancro, era bem mais sensato que tomasse providências antes de nos deixar fazer a terrível travessia do deserto? Até parece que esse Deus nunca ouviu falar em medicina preventiva, ou então está mais vocacionado para passar certidões de óbito.

Nunca alimentei ilusões acerca de uma hipotética vida para além da morte. É um assunto que não me tira o sono. Confesso que gostava de viver até aos 500 anos (a sério), mas não sinto necessidade de uma segunda vida para corrigir alguma coisa que me tenha corrido mal na primeira, até porque não descarto completamente aquilo que fiz da vida (ou o que a vida fez de mim...). No entanto reconheço que às vezes não consigo ser exatamente como desejava (ou como algumas pessoas desejariam que eu fosse). Tento ser coerente e justo, dentro do possível, mas na hora de fazer passar algumas ideias, presumo que por culpa minha (ou não...), nem sempre a mensagem me sai com a lucidez e a clareza desejadas. Umas vezes é deturpada pelo calor das emoções, outras perde-se na indiferença ou na intolerância do destinatário. A intenção pode ser nobre, mas é como se as palavras me saíssem ao avesso das ideias e, ao contrário do que dizem sobre Deus, por vezes tenho a sensação que passei grande parte da vida a escrever torto por linhas direitas.
Peço desculpa aos intolerantes que não aceitam a minha individualidade, mas não o faço por mal. Foram as circunstâncias da vida que me fizeram assim e agora já é tarde para mudar.
No próximo dia dezanove fica a faltar-me menos um ano para o fim da viagem. Quase sem dar pela passagem do tempo, de repente estou na fase descendente da vida e há dias em que me sinto tão em baixo que, se estendesse uma mão, já era capaz de tocar no fundo. Cada dia que passa sinto a vida a fugir de mim à velocidade da luz e entristece-me pensar que tudo o que aprendi e usei para tentar ser uma pessoa melhor, não tarda a desaparecer para sempre. Fica-me o sabor amargo da injustiça que foi ter passado a vida toda a aprender e no fim, quando estou a um passo de ser elevado à categoria de sábio, toda a sabedoria acumulada acaba debaixo de sete palmos de terra (ou em churrasco, se escolher ser "cromado" eheheh).
Mas "prontes", enquanto houver estrada para andar, cá estarei para a longa caminhada até aos 500 anos. lol

4 comentários:

  1. Continua bem firme na tua caminhada, e sem pensar que o fim está perto (isso não é permitido). Além disso, não acho que a tua sabedoria fique acumulada debaixo de sete palmos de terra. Muito pelo contrário, fica presente em todos aqueles que se cruzaram contigo e em todos os que marcaste, e que te pertencem de alguma forma.
    Vamos lá chegar aos 500 :D

    ResponderEliminar
  2. Mas, estás doente dessa maneira?
    Caramba, nem sei o que dizer.
    Coragem, estou a torcer por ti e 'bora lá chegar aos 500!

    ResponderEliminar
  3. É certo que não é algo de interesse, mas "catano" é das palavras que eu mais digo no dia-a-dia lol
    Já acreditei em Deus e na vida para além da morte, agora não acredito em nenhum dos dois... Até me deixa um pouco confusa pensar o que andamos aqui a fazer se depois um fim inevitável vai apagar todo o nosso caminho... Mas a vida tem coisas boas, certo? Enquanto cá andamos devemos aproveitá-las suponho... E tu ainda vais andar por aqui a corrigir os meus erros ortográficos durante muito tempo, Sr.Espertinho!
    Se não me esquecer, dia 19 volto a surpreender-te com uma mensagem de aniversário como no ano passado... (bem, assim já não vai ser grande surpresa... lol)

    ResponderEliminar
  4. Deixa-te lá disso que ainda tens muitas cenas para viver, muitas palavras para escrever. Anima-te :))

    ResponderEliminar